Você está vivendo o seu próprio sonho ou o de outra pessoa?

Acredito que esta é uma pergunta que devemos fazer de tempos em tempos. Pois se não temos um plano de vida, podemos acabar vivendo o sonho de outra pessoa e não o nosso, e muitos acabam se tornando vítima do sonho de outros. Isso quase aconteceu com um pescador mexicano na história contada por Tim Ferriss do livro The 4-Hour Workweek, Trabalhe 4-horas por semana:

Um empresário americano tirou férias e foi para uma pequena aldeia costeira mexicana sob ordens do seu médico. Incapaz de dormir depois de um telefonema urgente do seu escritório, ele saiu para a costa para desvairar sua cabeça. Um pequeno barco com apenas um pescador estava ancorado, e dentro do barco tinham muitos atuns albacora. O americano elogiou o mexicano pela qualidade do seu peixe.

“Quanto tempo você levou para pegá-los?” O americano perguntou.

“Só um pouco,” o mexicano respondeu em inglês surpreendentemente bom.

“Por que você não fica mais tempo para pegar mais peixes?” O americano, então, perguntou.

“Eu tenho o suficiente para sustentar a minha família e dar um pouco aos amigos”, o mexicano disse enquanto descarregava-os em uma cesta.

“Mas … O que você faz com o resto do seu tempo?”

O mexicano olhou para cima e sorriu. “Eu durmo até tarde, pesco um pouco, toco violão com meus filhos, tiro uma soneca com minha mulher, Julia, passeio na vila toda noite, onde eu saboreio um pouco de vinho e toco violão com meus amigos. Eu tenho uma vida cheia e ocupada, senhor “.

O americano riu e se levantou. “Senhor, eu tenho um M.B.A. de Harvard e posso ajudá-lo. Você deve passar mais tempo pescando e, com o seu rendimento, comprar um barco maior. Em nenhum momento, você poderia comprar vários barcos senão com este aumento de sua pesca. Afinal, você teria uma frota de barcos de pesca. ”

Ele continuou: “Em vez de vender peixes a um intermediário, você poderia vender diretamente aos consumidores, eventualmente, abrir sua própria indústria. Poderia controlar o produto, através do processamento e distribuição. Você precisaria deixar esta pequena aldeia de pescadores do litoral, é claro, e se mudar para a Cidade do México, depois para Los Angeles, e, eventualmente, New York City, onde você pode executar a sua empresa em expansão, com uma gestão adequada. ”

O pescador mexicano perguntou: “Mas, señor, quanto tempo vai levar tudo isso?”

O americano respondeu: “15-20 anos. 25 no máximo. ”

“Mas e então, señor?”

O americano riu e disse: “Essa é a melhor parte. Quando for a hora certa, você anuncia um IPO e vende suas ações da empresa ao público e fica muito rico. Você ganharia milhões “.

“Milhões, señor? E então?”

“Então você poderia se aposentar e se mudar para uma pequena aldeia piscatória costeira, onde dormiria até tarde, pescaria um pouco, brincaria com seus filhos, tiraria uma sesta com sua esposa, e passearia até à aldeia todas as noites onde você poderia saborear um vinho e tocaria violão com os amigos … “

A pior coisa do que viver a deriva sem um plano, é ter seus planos seqüestrado por outra pessoa.

Você pode evitar este final infeliz e verificar se você está cumprindo o seu único e específico plano dado por Deus. Busque seus objetivos e viva intencionalmente.

Pergunta: Tenho vivido o que Deus tem me chamado para ser e fazer?

Deixe uma resposta

