Chegamos mais longe quando estabelecemos uma meta

Sempre quando vou à praia, procuro correr na areia e apreciar toda a beleza do mar e a natureza que cerca.

Tive a oportunidade de ir semana passada no feriado, então resolvi andar. Uma boa hora para refletir, enfatizar o importante, tirar as distrações, organizar as decisões e buscar a Deus.

Escutando meu Ipod, comecei a andar. Mas não havia decido quanto tempo iria levar minha caminhada, estava sem relógio, por isso também, estava sem nenhum referencial.

Depois de um certo tempo, avistei de muito longe um canal que saia da areia e que sobrepunha até o mar. Aqueles que os pescadores usam para pescar. Então, resolvi andar até o canal. Eu me senti mais seguro, já que agora eu tinha um referencial, uma meta a ser cumprida em minha caminhada, de modo que conseguia estruturar melhor o meu tempo. Às vezes eu corria, e quando me cansava, andava mais calmamente, não tirando os olhos do canal, que havia estipulado como a minha chegada.

Depois de um tempo, finalmente cheguei ao canal. Sentei e descansei por alguns minutos, afinal, havia cumprido minha missão. Tudo que eu precisava fazer agora era pegar um fôlego para que eu pudesse fazer o caminho inverso.

Quando cheguei de volta no local de onde parti, conversei com alguns amigos, e uma delas perguntou:

-Andou por quanto tempo? Eu respondi: – Fui até o canal e voltei.

Sério? Ela falou. Então você andou quatro quilômetros. É a distância daqui ao canal ida e volta.

Então eu andei quatro quilômetros nesse pouco tempo? Puxa….nem percebi!

Mais tarde, refleti em três princípios que aprendi em minha caminhada na praia:

Quão importante é ter uma meta. Quando não visualizamos onde queremos chegar, fica difícil chegar a algum lugar. Se tivessem me dito antes que, eu iria andar quatro quilômetros antes de começar minha caminhada, talvez não teria nem começado, pois a distância teria me intimidado.

Quando avistamos algo, chegamos mais longe do que imaginávamos. Ao focarmos em nossos objetivos, as dificuldades pelo caminho não serão obstáculos que irão fazer-nos desistir, mas para cada obstáculo que aparecer será um novo desafio a superar. Você se baseia aonde quer chegar ao invés de onde você se encontra.

Sem um objetivo, deixamos de usar o melhor de nosso potencial. A minha caminhada não podia ser medida pelo cansaço ou pelo sol que estava fazendo. Mas sim pelo plano que fiz no início, que era chegar até o canal. Por isso, não podia focar nas circunstâncias, mas no meu objetivo. A tarefa foi cumprida pela meta estabelecida e não pela facilidade ou dificuldades enfrentadas durante a caminhada.

Chegamos mais longe quando estabelecemos uma meta.

Quais metas você tem estabelecido para sua caminhada de vida?

2 comentários sobre “Chegamos mais longe quando estabelecemos uma meta

  1. Parabens – desejavamos acompanhar voce na sua corrida mas nos, os mais velhos nao alcancaremos a distancia mas o importante e para tentar e com Deus tudo sera possivel. Leia Salmos 92 – este capitulo realmente fala aos velhos na fe e em idade , especialmente a ultima parte.Muitos abracos amigo!

Deixe uma resposta

