O modelo de Deus para você ter muito dinheiro

O que significa ter muito dinheiro ao modelo de Deus?

Este é um dos lançamentos da Editora Proclamação neste semestre. Um livro que foi de grande impacto na minha vida, e gostaria de compartilhar um pouco deste tema.

Sabemos que nos últimos anos tem acontecido muitas opiniões sobre o tema finanças nas igrejas. Alguns com certa discriminação quando se relaciona dinheiro com o evangelho… Ao surgir este assunto muitas vezes, podemos estar julgando sem saber exatamente. É compreensível que podem ser que algumas pessoas não trazem um ensinamento fiel a Palavra, cometendo alguns deslizes equivocados, que por sua vez, somos afetados direta ou indiretamente com isso, assim deixamos de ver o que exatamente a Palavra nos ensina a respeito de nossas finanças, e assim sermos abençoados.

Este livro veio esclarecer muitas das minhas dúvidas a respeito de como Deus vê nosso dinheiro e o que Ele pode fazer através dele. Acredito que todos nós queremos ter uma vida confortável, com uma estrutura e tal, mas o grande fator aqui é não deixando que o dinheiro o controle, mas sim você quem tem que ter controle sobre o dinheiro.

Este é um livro revolucionário. O autor, Dr. C. Thomas Anderson, é formado em Ciências da educação, Mestre em Administração, Doutor em ministério e Ph.D, além de ser um conceituado Pastor do evangelho no estado de Arizona, EUA. Segundo ele, sentiu-se de Deus que precisava ensinar de que como as Escrituras nos ajuda a entender à respeito do dinheiro.

O que está errado nisso? O que devemos aprender? O que a Bíblia nos ensina? É errado ser rico? Por que ter muito dinheiro? O que é ter muito dinheiro? Como ter muito?

Em sua igreja nos EUA começaram a freqüentar mais de 100 milionários depois que ele começou a ensinar sobre este tema, mas muitos começaram a não ir mais, e ele diz o porque eles deixaram de freqüentar.

Um dos tópicos que o autor escreve é muito interessante. Não é por que você tem muito dinheiro que você não é espiritual, muitas vezes podemos confundir isso, vemos uma pessoa simples e achamos que ela é mais espiritual daquela que tem muito. Você pode ter muito e ser uma pessoa generosa, e você pode ter pouco e ser a pessoa mais orgulhosa. (E vice-versa!)

Quando fizermos as coisas como Deus ensina, as bençãos do Senhor se resplandecerão sobre nós, e nos tornaremos uma benção para os outros.

Deixo aqui um trecho do livro, que o autor fala da parábola dos talentos escrita em Mat 25:14-30:

Um homem estava viajando para um país distante, por isso reuniu três de seus servos. Nesse caso, no entanto, ele não deu a cada um deles a mesma quantia. Ele distribuiu de acordo com a capacidade deles. Ao primeiro deu cinco talentos; ao segundo, dois; e ao terceiro, um.

Mais uma vez, isso não nos parece justo. Fomos ensinados a acreditar que todos nós deveríamos receber a mesma quantia. Se eu reunisse três pessoas e dissesse à primeira: “Vou lhe dar 10 mil reais para ver o que você pode fazer com eles”, a segunda e a terceira esperariam que eu fizesse o mesmo com elas.

Entretanto Deus dá oportunidades iguais, não habilidades iguais. Eles podem não ter recebido a mesma quantia de dinheiro, mas cada um deles teve a mesma oportunidade de pegar o que tinha e multiplicá-lo. Jesus estava interessado no que eles fariam com a oportunidade. Você multiplicará ou irá julgar e condenar? Se não começar a aproveitar as oportunidades que surgem, então você irá perdê-las.

O primeiro dobrou cinco talentos e chegou a dez; o segundo transformou seus dois talentos em quatro e o terceiro não fez nada com seu talento a não ser escondê-lo. Como era de se esperar, o senhor não se agradou dele. Ele elogiou os dois primeiros servos com as palavras: “Muito bem, servo bom e fiel!”, mas o terceiro foi castigado. Seu talento foi-lhe tirado e dado ao servo que tinha dez. E então ele declarou algo que simplesmente não parece justo, mas é a verdade bíblica.

Pois a quem tem, mas será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. Mat. 25:29

A pergunta é: quem tem o que? Mais será dado a quem tiver disposição para multiplicar o que possui. Isso nada tem a ver com ser justo, mas com cumprir seu objetivo de multiplicar o que você tem.

A verdadeira formação, a capacidade de resolver problemas, na verdade, gera desigualdade – a desigualdade da individualidade, a desigualdade de sucesso, a desigualdade de talento, a desigualdade de genialidade.

A pergunta não tem nada a ver com quanto lhe foi dado para começar, mas o que você está fazendo com o que tem?

Onde encontar: http://migre.me/R34i

Sobre o autor: http://www.drtomanderson.com/

2 comentários sobre “O modelo de Deus para você ter muito dinheiro

  1. Muito bom!

    Somos de fato mordomos de Deus. Muitas vezes não administramos muito bem ou julgamos os que têm mais. O que com certeza não redunda para a Glória de Deus.

    Assim, sempre é bom parar e refletir à luz da Palavra o que realmente o Senhor deseja que sejamos ou façamos.

    Ler e pensar hoje em dia são feitos preciosos. Que Deus os abençõem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s