Sono e Produtividade

Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. (Sal.127:2)

Estava pensando nesse versículo de como muitas vezes agente acaba correndo atrás das coisas e não paramos para descansar e dizer: “Okay, fiz o que deveria ser feito, plantei a semente, agora espero colher os resultados. E vou plantar novas sementes no dia seguinte.”

Estava fazendo as tarefas mas não acreditando o suficiente para descansar bem, então a preocupação atrapalhava o meu sono e minha produtividade. Estou desencorajado ou cansado? Algumas coisas achei importante, e comecei a aplicar em minha vida.

  • Evitar falar de negócios em casa: Se trabalhamos é para que tenhamos um bom tempo em casa, lazer e no que Deus tem a fazer através de nós. Evitar falar de trabalho depois de um dia de trabalho, ajuda a pensar em outras coisas que eu posso ser mais útil.
  • Não falar de coisas negativas: Como muitas vezes acabamos falando sobre coisas negativas que podem atrapalhar nosso sono e nosso estado, e se pararmos para pensar, não leva-nos a lugar algum. Comecei a me vigiar melhor e lembrar o que a verdade da Palavra diz à respeito: “A boca fala do que está cheio o coração”.(Lc 6:45). Às vezes acabamos dando mais ênfase no negativo do que no positivo. Você já fez essa pergunta? Qual é a minha motivação de falar das desgraças? Se você tem uma resposta a ajudar tal problema, então a tua menção é porque você vai fazer alguma coisa a respeito daquilo, e irá mudar aquela situação.
  • Lembrar que posso descansar quando coloco Deus em primeiro lugar: Saber que a fonte de vida vem Dele, e isso é importante para obter descanso. Lembrar que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.(Rom 8:28).

Isso me ajuda a ter melhor concentração e estar mais focado nas coisas que estão nas minhas mãos para fazer, além de aproveitar melhor o momento que estou vivendo no presente, e claro, dormir melhor.

E você, quão importante é o sono para você? O que você faz para ter um bom descanso?

2 comentários sobre “Sono e Produtividade

  1. Estava meditando nessas palavras hoje , que tambem tem haver com o que voce escreveu .Depois de ler o que voce escreveu,me fez refletir mais ainda.

    Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.(Salmos 37:3-7 )

    Parece ser dificil Descansar em Deus quando os problemas estao nos tirando a paz , e o nosso sono,mas quando oramos e mantemos nosso relacionamento firme com Deus,a resposta vem como uma paz que vai tomando conta de nosso coração.

    Deus te abençoe
    Abç
    Cris Paganelli

  2. Ótimas colocações sobre “o que evitar”. Você resumiu o que tenho aprendido nestes últimos dias: Separar os períodos e assuntos, e,dedicar-se exclusivamente a eles, durante certo período; Deus, família, Igreja, profissão, lazer, amigos, e etc, é fundamental, e bem difícil…eu chego lá…rs
    O sono pra mim é essencial, e o que eu faço pra dormir é descansar em Deus,pois, apesar de eu não ter feito tudo o que deveria, e que era necessário, fiz o melhor que pude. (assim espero)

Deixe uma resposta

