O que aprendemos com a vida de Jacó?

O que você sabe sobre a vida de Jacó da Bíblia?

Sabemos que ele foi um enganador e persuasivo quando se aproveitou da fome que Esaú se encontrava, ao pedir os direitos da primogenitura de Esaú. Jacó era o segundo irmão, e em troca daria um prato de comida a Esaú. Assim, enganou seu pai, Isaque, se fazendo de Esaú, pedindo sua benção, aproveitando que seu pai não podia enxergar bem, pois já estava velho. Jacó não queria deixar de ser abençoado pelo seu pai só porque não era o primogênito.

Segue abaixo um pouco da história e o que podemos aprender com a vida de Jacó que foi abençoado por Deus apesar de tudo. O que ele fez?

  • Por causa de suas atitudes, Jacó teve que sair de sua casa, já que seu irmão Esaú ficou irado por sua atitude e queria matá-lo.
  • Deus através de suas providências, guiou Jacó até Labão, onde Jacó encontrou Raquel filha de Labão, assim o trato era que trabalhasse para Labão por 7 anos que foi acrescentado até 14 anos para que pudesse ter Raquel como sua mulher.
  • Nesse tempo Deus o abençoou já que os negócios de Labão melhoraram. Raquel era a mulher que Jacó amou, mas era estéril, então Jacó teve filhos com Lia e outras concubinas, até que Deus ouviu as orações de Raquel e teve com Jacó os filhos, José e Benjamin.
  • Depois de 20 anos Jacó sai da casa de Labão com sua família, levando com ele tudo o que conseguiu produzir.
  • Jacó descobre que Esaú está atrás dele com 400 homens, então Jacó com medo se achega ao Senhor pedindo que o proteja, e se lembra de suas promessas.
  • Então numa noite Jacó se encontra com um Homem e lutam até que o Homem fere Jacó na coxa. O Homem se retirando, Jacó o impedi não deixando ir ao menos se o abençoasse. Então o Homem fala a Jacó: Como se chama? Jacó, ele responde. Então o abençoou. Mas agora será chamado Israel pois lutou contra Deus e os homens e prevaleceste.
  • Jacó com sua família se encontra com Esaú. Jacó se ajoelha a Esaú e pela sua surpresa Esaú vai e abraça fortemente Jacó.
  • Os dois tinham muitos bens e riquezas, e viram que Deus era com eles.
  • Jacó agradece a Deus construindo um altar chamado, o Deus de Israel.

O que aprendemos com a vida de Jacó?

  1. Devemos buscar as bençãos de Deus independente das circunstâncias e obstáculos que estão diante de nós.
  2. Devemos honrar o que Deus coloca em nossas mãos e trabalhar com diligência. Deus abençoa quando honramos nosso trabalho.
  3. Nas dificuldades temos que confiar em Deus, nos achegar a Ele e lembrar de suas promessas e agradecer por tudo que Ele é para nós.
  4.  Deus quer que reconhecemos nossos erros. É como se Deus dissesse: Você quer ser abençoado? Mas quem é você? Qual o seu nome? É quando olhamos para nós mesmos e vemos quem somos. Jacó significava enganador, Jacó respondeu quando Deus o perguntou. Assim Deus mudou seu nome e o abençoou. Deus não nos julga pelo o que fizemos ou fazemos mas pelo que Ele é.

O que traz resultado em nossas vidas é o quanto queremos receber as bênçãos de Deus.

Gênesis 25 a 33.

About these ads

Tudo começa com uma visão que requer uma preparação para chegarmos ao determinado destino. Como uma semente que cresce, se torna uma árvore e dá frutos em seu tempo, assim somos nós se queremos atingir algo que valha a pena. Não existe atalhos para qualquer lugar que valha a pena ir. Se enfrentar obstáculos, estes devem ser superados, e sim, será uma grande oportunidade em crescer, melhorar, aprender e conquistar algo novo. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. -Galatas 6:9 Amigos, neste blog escrevo pensamentos e lições diárias com a aplicação bíblica. Como a Palavra nos ajuda a identificar e aplicar situações que passamos em nossa vida, mantendo nossos olhos no propósito que um dia Deus nos convidou a andar. Gerente de Produção Editorial da Editora Proclamação e líder da banda Oliver Kon Band. Marido, sonhador e visionário. Fã de música, livros e café!

Publicado em Uncategorized
9 comments on “O que aprendemos com a vida de Jacó?
  1. marcelo disse:

    blz gostei muito pois ajudou a ampliar meus conhecimento sobre jacó

  2. Muito legal o seu blog,coisa boa é refletir a palavra de Deus.
    Continue abençoando vidas através de suas reflexões.
    Que o Senhor abençoe o seu ministério poderosamente
    com toda sorte de bênçãos… {:)

  3. Alice Gama da Silva disse:

    Gostei muito, é sempre bom saber que tem pessoas dedicadas a levar a mensagem do Senhor aos corações sedentos , pois a palavra é que edifica. Receba as bençãos de Deus em sua vida cada dia mais.

  4. leilane rocha disse:

    eu gostei porque assim eu conheco mais a vida de jaco

  5. FRANCISCO PB disse:

    ALGUÉM JÁ PAROU PRA PENSAR SOBRE A FORMA DO NASCIMENTO DE JACÓ E ESAÚ?AFINAL DE CONTAS QUEM NASCEU PRIMEIRO FOI ESAÚ OU JACÓ?PELA LÓGICA FOI ESAÚ, MAS A BÍBLIA DIZ QUE JACÓ SAIU DO VENTRE DA MÃE DELE AGARRADO NO CALCANHAR DE ESAÚ.ASSIM SENDO NÃO HOUVE ESPAÇO NENHUM ENTRE O NASCIMENTO DE ESAÚ E O DE JACÓ; SENDO ASSIM INDEPENDENTEMENTE, DO QUE ACONTECEU JACÓ TINHA TANTO DIREITO À PRIMOGENITURA QUANTO ESAÚ,PORQUE HOUVE UMA LIGAÇÃO ENTRE OS DOIS CORPOS,SE HOUVESSE UM ESPAÇO DE TEMPO ENTRE O NASCIMENTO DE ESAÚ E O DE JACÓ AI SIM PODERÍAMOS CONSIDERAR ESAÚ COMO PRIMOGÊNITO,MAS NÃO HOUVE.NUNCA SE OUVIU FALAR DE UM EPISÓDIO DESSE TIPO NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA,A NÃO SER NO CASO DE (SIAMES),O QUE É TOTALMENTE DIFERENTE DESSE CASO.

  6. SEDABECLA SEMOG disse:

    Realmente e muito importante esta sua analogia .. aos dois irmão,, parabéns

  7. José Ribeiro disse:

    Bém eu acredito que um segundo faz diferença e sim Esaú foi o primeiro, o meu ponto de vista.

  8. Carlos disse:

    Jacó comprou sua benção mesmo que pago muito barato…..ele queria ser abençoado por isso pagou com um prato de comida….mas legal seu blog gostei muito

  9. Brenda Silva disse:

    otimo blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Oliver Kon Band

Seja bem-vindo! Meu nome é Oliver e neste blog escrevo pensamen- tos de liderança e lições diárias com aplicação bíblica. Como a Palavra nos ensina a identificar e aplicar lições para a nossa vida diária.

- Conheça também clicando na foto, a banda Oliver Kon Band e a sua mensagem.

  • I am not afraid of storms for I am learning how to sail my ship. -Louisa May Alcott 1 day ago
  • Imagination is more important than knowledge. -Albert Einstein 2 days ago
  • RT @CSLewisDaily: “I am sure God keeps no one waiting unless He sees that it is good for him to wait." ~ #CSLewis 2 weeks ago
Posts – Arquivo

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 521 outros seguidores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 521 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: